top of page

Síndico Profissional: os principais benefícios para sua contratação!

Engana-se quem acredita que um Síndico Profissional é somente um mediador de conflitos, administrar um condomínio não é tarefa fácil, pois além dos conflitos seu envolvimento com as tarefas administrativas, fiscais tributárias dão mais trabalhos e responsabilidade que muitas empresas de pequeno e médio porte.

O síndico, seja ele morador ou profissional, é fundamental para a boa condução do dia a dia de um condomínio.

Por mais incrível que possa parecer, não são maioria os condomínios que contam com o gerenciamento um Síndico Profissional.

E quando o condomínio precisa de um Síndico profissional para assumir a sindicatura do condomínio? A primeira e a que mais aparecem nos relatos com alguns atores do mercado condominial é quando não há candidatos entre os condôminos que assumam, outra é o porte do condomínio, seja por quantidade de unidades, seja por serviços que ele oferece.

Sua contratação é através de uma assembleia, onde assume imediatamente com todas as responsabilidades de um Síndico Morador. O contrato é importante para balizar a relação definindo forma de atendimento e detalhes de sua gestão. A regra para eleger e destituir, é a mesma de quando o Síndico é um condômino.

Vejamos então os principais benefícios para a contratação de um Síndico Profissional


Gestão Profissional


Uma boa Administradora, que atua como auxiliares de administração, é o primeiro indicativo para que o Síndico Profissional tenha uma boa gestão condominial.

São as ações do Síndico profissional que vão propiciar eficiência na gestão do condomínio, com planejamento e tão almejada a redução de custos, pois a expertise de outros condomínios possibilita escolher prestadores de serviços e melhor aproveitamento do orçamento.


Impessoalidade


Um dos maiores benefícios é a impessoalidade, para tratar inadimplência fazer valer a convenção e regulamento interno, sem ter o envolvimento como vizinhos. Os conflitos internos são resolvidos com técnica e habilidade, competência indispensável para um candidato.


Preservação e Valorização Patrimonial


O Síndico Profissional se equivale à do gestor de negócios, preservando e valorizando o patrimônio do condomínio contratante.

O Síndico Profissional oferece previsões orçamentárias, evitando surpresas desagradáveis.

A multiplicidade de leis, normas, regras e obrigações, o atendimento do que venha ser deliberado em assembleia, se essas deliberações estão em conformidade com a legislação, convenção, regulamento interno, o que certamente, evitará problemas e prejuízos financeiros.

Profissionalismo


O Síndico Profissional, comprometido com o mercado, possuem habilidades qualificadas permitindo-lhe buscar orçamentos viáveis, renegociar contratos, além de possuir uma relação maior com profissionais de diversas áreas.

Desta forma, é possível prestar uma administração profissional, ética e de qualidade, proporcionando ao condomínio uma gestão empresarial adaptada à vida residencial.

O Síndico profissional deve ter conhecimentos multidisciplinares, a saber: administrativo/financeiro, jurídico, engenharia, gestão de conflitos habilidade com as relações interpessoais. Estes conhecimentos são adquiridos com sua experiência profissional e também com cursos, workshop, treinamentos disponíveis no mercado.


Remuneração Fixa


O Síndico Profissional, ao participar de uma tomada de preços, uma seleção com demais candidatos, onde neste ato são definidos a sua remuneração, e forma de atuação.

Normalmente o Síndico precisa de algumas informações para formalizar sua proposta a saber: número de unidades, número de visitas necessárias no condomínio, quantidade das áreas de lazer, se há funcionários próprios ou terceirizados, se há administradora de condomínio e/ou é um serviço de autogestão e dentre outros.

O mercado de Síndico Profissional cresce e muito devido a sua complexidade, se for analisar a fundo, o custo-benefício é altamente compensatório quando comparado ao pagamento das despesas e/ou multas de uma gestão ineficiente.

Quando a função exercida pelo síndico morador não é planejada, os problemas serão inúmeros, mesmo que muitas vezes não haja má-fé, a inexperiência acaba saindo caro ao condomínio.

Como todo mercado emergente, muitos profissionais de outras áreas se candidatam para o cargo. Por isso recomendamos cuidado ao contratar. Pois, será o Síndico Profissional que ficará à frente da valorização do patrimônio e segurança dos condôminos.

Como qualquer aquisição, contratação, ao optar por contratar um Síndico Profissional, faça uma busca com cuidado, buscando no próprio mercado as indicações. Pesquise!



bottom of page