top of page

Os Dias dos Síndicos e sua representatividade

Temos mesmo que comemorar? Além das múltiplas datas em todo o Brasil para a justa lembrança para este novo profissional no mercado, as atribuições e obrigações a todo momento recaem cada vez mais sob seus ombros, sem que tenhamos alguma representação para equilibrar estas responsabilidades, tornando o exercício do cargo cada vez mais pesado, senão vejamos:


A oportuna NBR 16.280, sua função principal é assegurar que as unidades habitacionais não sejam alteradas colocando em risco a edificação, o Síndico tem a autoridade para embargar a obra, salvo se o responsável pelo condomínio não for engenheiro, não tem a competência para fazer valer a lei, e a responsabilidade é dele, gerando uma fonte desnecessária de conflito. Sugestão: entidades como Cre-a, Cau, divulgarem seus serviços de fiscalização.


Projeto de lei 2510/20 tramita na Câmara dos Deputados, obrigando a comunidade condominial a denunciar atos de violência contra mulher, crianças e idosos etc. Todo ser humano acredito que se constranja ao perceber que o legislador máximo do país se debruça para obrigar o cidadão fazer o obvio. O mais preocupante é que a responsabilização, ou melhor, a omissão da comunidade ao não denunciar, recairá nas costas do Síndico (ver conteúdo). Ao denunciar, a identidade é preservada. Agora teremos o Síndico secreto.


É notória a falta de representatividade nestes casos, pois em nenhum momento, alguma entidade, associações, etc, são chamadas para defender a classe, fazer o contraponto, a impressão que fica é que a Sindicatura, e os profissionais envolvidos, são tratada como desdém.


No caso do dia do Síndico, fica ainda mais flagrante este descaso, ora sabemos da importância deste cargo, e nada mais justo reconhecer estes homens e mulheres que trabalham pelo bem de uma comunidade, mas não precisamos de 3 datas nacionais para comemorar, aqui no sul dia 16 de dezembro, no Rio de Janeiro e noutras capitas também, dia 23 de abril e a data em que mais regiões/cidades comemoram é no 30 de novembro.


Sinceramente, não é um descaso? Passada a hora para ser criada uma entidade que congregue todos os movimentos, todas as associações visando representar de fato e de maneira efetiva, esta classe que a cada dia que passa se torna mais importante para a manutenção da Salubridade, Segurança e Sossego das comunidades em que são responsáveis.


O Click Síndico News, ao se deparar com esta multiplicidade de datas afirma “Todo dia é dia de Índio, quer dizer, Síndico”.


Parabéns à todos o Síndicos e Síndicas., profissionais e ou moradores.

bottom of page