top of page

Sistema hidráulico de condomínios: você sabe qual a vida útil?

Assim como outros elementos que também fazem parte da estruturas das edificações, o sistema hidráulico também possui uma via útil limitada. Por isso é preciso que ele passe por manutenções requentes não apenar para prevenir, mas também para reparar danos.

Por isso mesmo é que torneiras, descargas, registros, encanamentos e outros itens do sistema hidráulico do condomínio devem ser averiguados com certa frequência, especialmente em edificações mais antigas.

Dentre os problemas que são mais comumente encontrados, pode-se citar vazamentos, sinais de umidade e até baixa pressão no encanamento. Esse último normalmente acontece porque as tubulações de ferro tentem a oxidar na parte interna e ocorre uma deposição de material.

Entendendo a vida útil dos materiais

De acordo com especialistas, a vida útil de uma instalação hidráulica irá depender muito da qualidade do material que foi utilizado, bem como do serviço empregado na instalação.

No entanto, considerando uma instalação de aço galvanizado, a duração raramente supera os 25 ou 30 anos. Por isso é que se faz essencial fazer uma checagem periódica para ver se as descargas ou torneiras seguem funcionando corretamente.

Para que seja possível conter desperdícios, a individualização das contas de água tem se mostrado uma excelente alternativa. Vale lembrar que o gasto comum com água representa o segundo lugar nas despesas mensais. Ele perde apenas para os gastos com funcionários.

Encontrando a economia

Um sistema que pode funcionar é a verificação de vazamentos em cada uma das unidades. Vale lembrar que o procedimento deve ser aprovado em assembleia.

Feito isso, o zelador pode passar em todas as unidades. Caso algum problema seja encontrado, o proprietário deve ser comunicado para fazer o reparo.

Em alguns condomínios, o proprietário apenas compra o material necessário e o próprio zelador pode realizar o reparo para o condomínio.

Fazendo isso, certamente será possível identificar diversos problemas nas unidades, incluindo torneiras e até vazamentos da válvula de descarga.

Somente essas pequenas ações já podem representar uma economia de 10% no gasto com a conta de água.

Avarias nas tubulações do sistema hidráulico

O condomínio Avalon, que fica em Florianópolis também está encontrando alguns problemas nas suas tubulações de água quente. Segundo a Convenção do Condomínio, a troca da mesma deve ser feia pelos próprios moradores, sendo que alguns optaram pela troca dos aquecedores por chuveiros elétricos.

Por lá, os problemas estão sendo resolvidos sem que haja a necessidade de notificação dos moradores. Apenas houve o contato com os mesmos para informar sobre os vazamentos e eles mesmo já realizaram os consertos.

Já no que diz respeito às estruturas externas do condomínio, a cada seus meses uma empresa é contratada para realizar a limpeza das tubulações e encanamento.

O mais importante é sempre agir de forma preventiva, evitando problemas de entupimento do sistema hidráulico.

Precisando de um orçamento para seu condomínio? Clique AQUI e conheça a plataforma de cotação do Click Síndico News.

Siga o Click Síndico News no Instagram para ficar por dentro das novidades

6 visualizações0 comentário
bottom of page