Síndico, você sabe a importância do seguro de responsabilidade civil?

Ainda hoje existem muitos síndicos que não reconhecem a importância de um seguro de responsabilidade civil, porém, ele é um grande aliado e pode ajudar a evitar uma série de prejuízos financeiros.



O fato é que o responsável por um condomínio deve ter a sua administração resguardada e essa é uma ótima forma de fazer isso. Isso sem falar que imprevistos ou erros humanos mesmo podem acontecer, mesmo sendo muito cuidadoso.

Então, hoje vamos falar um pouco mais sobre a importância do seguro de responsabilidade para o síndico e como ele pode fazer toda a diferença na segurança do administrador.


Entendendo melhor o seguro de responsabilidade civil

De acordo com o artigo 1.346 do Código Civil determina que o seguro de responsabilidade civil em condomínios é obrigatório. A principal função dele é oferecer cobertura em casos de sinistros.

Nesses casos, as apólices irão cobrir o seguinte:

· Incêndios e explosões

· Raios e vendavais

· Danos elétricos e panes

· Quebra de vidros

· Batida de veículos

· Greves e tumultos

· Lesões decorrentes de furtos

· Morte e invalidez de colaboradores

· Balas perdidas

Já os itens que não possuem cobertura, podem acabar rendendo ao condomínio um processo, no qual o síndico é que responderá e poderá até mesmo ser judicialmente penalizado.

O mais importante é que esse seguro também pode ser estendido à responsabilidade civil do síndico, resguardando-o ainda mais.

Sendo assim, a apólice irá proteger o síndico no caso de danos a terceiros e perdas como:

· Danos materiais, morais e físicos

· Difamação, injúria e calúnia

· Responsabilidade solidária

· Extravio ou perda de documentos

· Custos processuais e jurídicos

· Atos intencionais de funcionários


O que o seguro de responsabilidade civil não abrange?

A apólice de seguro não irá cobrir qualquer tipo de ação intencional, tais como furtos, fraudes ou administração tendenciosa.

Sendo assim, tudo que é citado e tem indenização requerida precisa ser provado que não foi feito de forma intencional para que seja possível usá-lo.

Nos casos de reembolso, os valores indenizatórios são definidos previamente em contrato. Sendo assim, é importante ficar atendo a todas as cláusulas antes de fazer a assinatura.

O fato é que os imprevistos não são inevitáveis, então, é sempre muito importante que a administração, além de ser rigorosa, esteja respaldada por um seguro de responsabilidade civil.


Pronto, agora você já sabe a importância dessa apólice para o síndico!



118 visualizações0 comentário