Ainda hoje existem muitos síndicos que não reconhecem a importância de um seguro de responsabilidade civil, porém, ele é um grande aliado e pode ajudar a evitar uma série de prejuízos financeiros.
O fato é que o responsável por um condomínio deve ter a sua administração resguardada e essa é uma ótima forma de fazer isso. Isso sem falar que imprevistos ou erros humanos mesmo podem acontecer, mesmo sendo muito cuidadoso.
Então, hoje vamos falar um pouco mais sobre a importância do seguro de responsabilidade para o síndico e como ele pode fazer toda a diferença na segurança do administrador.
Entendendo melhor o seguro de responsabilidade civil
De acordo com o artigo 1.346 do Código Civil determina que o seguro de responsabilidade civil em condomínios é obrigatório. A principal função dele é oferecer cobertura em casos de sinistros.
Nesses casos, as apólices irão cobrir o seguinte:
· Incêndios e explosões
· Raios e vendavais
· Danos elétricos e panes
· Quebra de vidros
· Batida de veículos
· Greves e tumultos
· Lesões decorrentes de furtos
· Morte e invalidez de colaboradores
· Balas perdidas
Já os itens que não possuem cobertura, podem acabar rendendo ao condomínio um processo, no qual o síndico é que responderá e poderá até mesmo ser judicialmente penalizado.
O mais importante é que esse seguro também pode ser estendido à responsabilidade civil do síndico, resguardando-o ainda mais.
Sendo assim, a apólice irá proteger o síndico no caso de danos a terceiros e perdas como:
· Danos materiais, morais e físicos
· Difamação, injúria e calúnia
· Responsabilidade solidária
· Extravio ou perda de documentos
· Custos processuais e jurídicos
· Atos intencionais de funcionários
O que o seguro de responsabilidade civil não abrange?
A apólice de seguro não irá cobrir qualquer tipo de ação intencional, tais como furtos, fraudes ou administração tendenciosa.
Sendo assim, tudo que é citado e tem indenização requerida precisa ser provado que não foi feito de forma intencional para que seja possível usá-lo.
Nos casos de reembolso, os valores indenizatórios são definidos previamente em contrato. Sendo assim, é importante ficar atendo a todas as cláusulas antes de fazer a assinatura.
O fato é que os imprevistos não são inevitáveis, então, é sempre muito importante que a administração, além de ser rigorosa, esteja respaldada por um seguro de responsabilidade civil.
Pronto, agora você já sabe a importância dessa apólice para o síndico!
Comments