Quem pode ter acesso as imagens da câmeras do Condomínio?

Câmeras de segurança não são obrigatórias em condomínios, mas hoje em dia é difícil encontrar algum prédio que não possua tal instalação.

Infelizmente, o índice de violência tem crescido consideravelmente e adquirir equipamentos de segurança tornou-se ação básica para quem busca proteção pessoal e patrimonial.

Estão disponíveis no mercado diversos mecanismos práticos de segurança, dentre eles câmeras de segurança, alarmes, cercas elétricas e outros.

SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS: SOBRE O SISTEMA DE MONITORAMENTO

Tratando-se de instalação de câmeras de segurança em condomínios, é preciso ficar atento para algumas regras, além de buscar o equilíbrio entre a segurança e a privacidade dos condôminos e funcionários.


O sistema de monitoramento através de câmeras de segurança sempre gera dúvidas aos moradores, e dentre elas a mais recorrente é referente a quem pode ter acesso as imagens.


E QUEM PODE TER ACESSO AS GRAVAÇÕES DAS CÂMERAS DE SEGURANÇA DO CONDOMÍNIO?

Atualmente, é crescente o desenvolvimento de novas tecnologias como soluções alternativas a fim de oferecer maior segurança, principalmente em condomínios.

Cada vez mais os condomínios têm optado por instalar câmeras como medida de segurança, porém alguns síndicos e também condôminos sentem-se inseguros quanto a privacidade dessas imagens.

IMPORTANTE

A instalação de câmeras deve ser aprovada em assembleia, considerando-se o nível de insegurança de cada prédio e a privacidade dos moradores e funcionários, para não causar constrangimentos.

O local de monitoramento deve ser o mais apropriado possível, com acesso restrito, visando maior controle quanto ao armazenamento e acesso as gravações.

SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS: A LOCALIZAÇÃO DAS CÂMERAS

Referente a localização das câmeras, estas devem ficar em pontos estratégicos das áreas comuns.

Tal conduta visa diminuir a possibilidade da alegação de invasão da privacidade ou intimidade pelos condôminos.

Dessa forma, os pontos mais indicados são guaritas, halls, corredores, escadas, área de serviços, elevadores, garagens, playground, muros, ou seja, os locais de maior movimentação, de pessoas e veículos, em geral.

Atenção: não é permitido monitorar banheiros e vestiários!

Com relação a instalação de câmeras na área da piscina e salão de festas, estas não são proibidas, mas também não são recomendadas.

Não há dúvidas que câmeras de vigilância ajudam a garantir a segurança nos condomínios.

Ocorre que por se tratar de condomínio, equivocadamente, a maioria dos moradores acredita que as imagens das câmeras de segurança são de livre acesso a todos. Mas não são!

NA PRÁTICA

Cabe ao