top of page

Por que parece que chuva chama pragas e insetos? O que fazer?

Você já reparou como a chuva chama pragas? Pelo menos é o que parece, né? Basta passar a tempestade para baratas, mosquitos e outros insetos invadirem a sua casa.


E o pior é que não é só coincidência. Existem explicações bem simples para esse fenômeno.


Se você quiser saber os detalhes, siga conosco. Vamos explicar a relação entre chuva e pragas urbanas. Também daremos dicas de como evitar infestações. Aproveite!


Por que chuva parece atrair pragas para dentro dos ambientes?

O motivo mais comum para a invasão das pragas tem a ver com os lugares onde elas vivem. Quando chove, muitos esconderijos simplesmente ficam inundados. E aí as criaturas, desalojadas, precisam encontrar um novo lar.


O problema é que essa morada perfeita pode ser a cozinha ou a garagem das residências. Afinal de contas, as casas humanas têm tudo de que os invasores necessitam para sobreviver: abrigo, alimento e água (para beber, no caso).


Direto do esgoto para sua casa

Imagine a cena: ratazanas e baratas vivem tranquilamente nas galerias de esgoto da cidade. São lugares úmidos e com matéria orgânica que serve de alimento para os bichos. Tudo certo.


Aí vem a chuvarada. De repente, as galerias subterrâneas ficam cheias d’água e começam a expulsar o conteúdo para fora. Então, incontáveis criaturas saem dos bueiros e das bocas de lobo rumo à superfície.


Desorientadas, essas pragas buscam um novo local para se instalarem. Por isso é tão comum aparecer rato ou barata em casa depois que chove.


Além deles, tem ainda os escorpiões. Como são predadores de baratas, acabam indo atrás das cascudas.


Só que visitas assim são muito indesejadas, e por razões óbvias. Além de nojentas, as pragas urbanas vivem em ambientes contaminados. Portanto, podem carregar fungos e bactérias nas patas, espalhando esses microrganismos por onde passam.


O resultado é a contaminação do local, podendo haver inclusive surtos de doenças.


Chuva cria o berçário ideal para mosquitos

Se por um lado a chuva desaloja ratos, baratas e escorpiões, por outro ela ajuda na reprodução de outros insetos. Os mosquitos, por exemplo: eles precisam de água para seus ovos eclodirem, dando origem a larvas que se tornarão adultas em poucos dias.


Muitas vezes, os ovos desses seres estão espalhados pelo ambiente. Resistem meses a seco, apenas esperando a próxima garoa. Aí, assim que a chuva vem, o ciclo reprodutivo recomeça.


Bem sabemos o problema que isso pode causar, né? O acúmulo de água parada em calhas, latas de lixo e outras superfícies contribui para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito causador de doenças como dengue, zika, chikungunya e até febre amarela.


Porém, o risco não se resume ao Aedes. Existem dezenas de espécies de mosquitos bastante prejudiciais à saúde humana. Inclusive, esse animal é considerado o mais letal da natureza, como já explicamos aqui no blog. Acesse o link abaixo para conhecer os detalhes:


Como prevenir a invasão das pragas em períodos chuvosos?

Enquanto houver chuva no mundo, é bem provável que haja pragas urbanas convivendo com o ser humano. Mas você não precisa dividir espaço com criaturas tão asquerosas, ainda mais dentro de casa.


Algumas medidas para barrar o acesso de intrusos costumam surtir efeito. Veja o que fazer:


– Instale grades nos ralos para impedir que baratas e ratos subam pelo encanamento;


– Mantenha bueiros e latas de lixo sempre tampados;


– Use telas protetoras nas janelas (dessa forma, você consegue manter a casa aberta e arejada, mas sem perigo de receber visitas indesejadas);


– Nunca acumule lixo e entulho no pátio, pois esses materiais viram morada de pragas;


– Limpe as calhas do telhado, evitando o acúmulo de sujeira;


– Vistorie o quintal à procura de locais que acumulem água parada, como latas, vasos de plantas ou tampinhas de garrafa;


– Caso encontre possíveis criadouros de mosquito, descarte a água e lave os objetos com sabão;


– Esvazie periodicamente a fossa e a caixa de gordura;


– Conserte vazamentos e infiltrações o quanto antes, já que a umidade favorece a proliferação de diversas pragas.


Leia também: De onde vêm os mosquitinhos de banheiro?


Qual é a época de mais chuva no Rio Grande do Sul?

O Rio Grande do Sul apresenta distribuição um tanto equilibrada das precipitações ao longo do ano. Isso significa que chove em todas as estações – ao contrário do que ocorre em outros estados do Brasil, com períodos bem definidos de seca e de chuva.


Ainda assim, é possível traçar algumas diferenciações. No verão, as pancadas costumam vir fortes e em grande volume, mas concentradas em apenas alguns dias de cada mês. Já no inverno a tendência é de muita umidade ao longo de todo o período.


De acordo com a SOMAR Meteorologia, a época mais chuvosa no RS vai de junho a setembro. A média climatológica leva em conta dados compilados entre 1981 e 2010 (ou seja: desconsidera os padrões atuais, provavelmente alterados pelas mudanças climáticas).


Outono é a melhor época para se preparar para a estação chuvosa

Como você vê pelo gráfico, o início do outono (entre o fim de março e meados de maio) pode ser a época ideal para você se preparar. A essa altura já passaram as tempestades de verão, mas ainda não chegaram o frio intenso e a chuva do inverno.


Nesse período, aproveite para consertar vazamentos ou realizar outros reparos na casa. Também é uma boa oportunidade para investir no controle de pragas profissional.


O serviço conhecido com desinsetização ou dedetização cria uma barreira química no ambiente. Desse modo, ele elimina possíveis focos de infestação e ainda evita que futuros invasores se instalem no local.


Precisa de ajuda para se proteger das pragas?

Quer se livrar de ratos e insetos? Chame a Desinservice. Somos uma empresa especializada em controle de pragas com responsabilidade ambiental. Isso significa que protegemos seu lar ou sua empresa, seguindo todas as normas de segurança exigidas pelos órgãos fiscalizadores.


Entre em contato conosco e solicite um orçamento para desinsetização, desratização ou descupinização.


Fones: (55) 3028.6888 / (51) 3723.1502. WhatsApp: (55) 99905.3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.


Por:

Jefferson Hoffmann - Especialista em Saúde Ambiental

Diretor da Desinservice, uma das empresas de maior referência no segmento de Saúde Ambiental no Brasil. Apaixonado pelo tema desde berço, é especialista nos serviços de saúde ambiental, com qualificação no Brasil e em países como EUA, Portugal e Índia. Já foi considerado Personalidade do Ano pelo seu empreendedorismo inspiracional.

Comments


bottom of page