“O exército de um homem Só”

Atualizado: Jan 4

Da obra de Moacir Scliar, buscamos apenas o titulo para nossa mensagem. Inconscientemente, os Síndicos sentem na prática o que significa o nome do livro de nosso imortal “O exercito de um homem só”.


Condôminos das mais variadas formações profissionais se tornam síndicos por um período em seu condomínio, e cada morador deveria dedicar parte de seu tempo para que o rodízio da gestão do condomínio fosse compartilhado entre todos, equacionado sem sobressaltos esta tarefa que poucos assumem. A realidade é outra, e muito diferente.

Nas assembleias de eleição do Sindico, onde o atual Síndico expressa sua vontade para sua família em não continuar, e não momento da montagem das chapas para apresentar na assembleia percebe-se que a falta de vocação para o voluntariado o desinteresse de outros faz cair entre os mesmos a responsabilidade na condução do condomínio onde moram. No momento da eleição todos ficam com uma “cara de paisagem” mais parecendo um leilão, onde qualquer movimento seria um lance (candidato se apresentando). O ainda Sindico, sabedor das responsabilidades e implicações de uma gestão, resignado, acaba voltando para sua casa com o mesmo fardo, onde sonhava que na assembleia o deixaria para outro carregar.

Nesta nova gestão, os conselheiros juraram de pé junto que serão mais participativos, onde – “qualquer demanda é só chamar” etc., nem preciso completar a frase, todos sabem o que acontece.

Quando nos condomínios não há participação dos condôminos, o Síndico sofre de uma solidão administrativa sem precedente, se depara com tomadas de decisões que afetarão a todos no condomínio e, após a de tomada de decisão será criticado, “porque não fez desta forma, porque não pensou nisso ou naquilo?” E o pior “porque não me chamou?

É ou não é o “exercito de um homem só”? O Click Síndico se solidariza com este personagem, buscamos levar em nossos canais de comunicação informações aos soldados de plantão, disponibilizamos consultorias de todos os assuntos condominiais.

Não participaremos desta guerra, mas tenha certeza que terás as munições necessárias para encarar o “inimigo”. Disponibilizamos o Pergunte ao Click Síndico, onde suas dúvidas poderão ser dirimidas por profissionais, parceiros do portal.

Airton Roxo


36 visualizações0 comentário