top of page

Cuidados ao Solicitar orçamento

Atualizado: 11 de jan. de 2021

Aceitar orçamentos de uma mesma fonte é no mínimo ingenuidade.

Um dos compromissos do Click Síndico é auxiliar os gestores de condomínios exercer seus cargos. O trabalho voluntário que tem a grande maioria dos Síndicos. Profissionais ou moradores, estão sempre na mira do pessoal da “arquibancada”, os do contra, são os que também levantam dúvidas quanto a lisura em que é conduzida a Administração de condomínio.


Hoje em dia, temos a oportunidade de contratar um Síndico Profissional que se dedica exclusivamente para atender as demandas de seus condomínios. Porém a quase totalidade dos Síndicos são moradores, profissionais de outras áreas e com o dispêndio de tempo necessários para o bom exercício da função acaba por delegar algumas tarefas, e uma delas é a busca prestadores de serviços para seu condomínio. E aí pode gerar um grande problema, constrangimento totalmente desnecessário.

É exatamente neste quesito faz com que, no atendimento de uma necessidade pontual do seu prédio, poderá estar dando vazão a um vício que o mercado pratica, qual seja: uma fonte (pessoa física, empresas que indicam outras para a tomada de preços, administradora, etc.) indicam as empresas que vão participar da tomada de preços, assim, os orçamentos são oriundos da mesma origem, o que torna a operação no mínimo duvidosa.

E o maior perigo ainda não é quando estes indicados que concorrem entre si, por vezes podem ser na realidade aliados, pois se uma fonte os indica, e esta indicação pode caracterizar-se um caminho aberto para uma combinação prévia de preços e, o que é pior, pode direcionar propostas vencedoras, deixando o Condomínio completamente refém desta situação.

Por isso sugerimos que cada condomínio faça a tomada de preços, busque 5 propostas (amplia a lista de envolvidos, evitando combinações) tomando muito cuidado com propostas muito fora da média das apresentadas, recomenda-se descartar a de menor e a de maior preço, buscando no mercado estes profissionais.

Além disso, é prudente exigir documentações, negativas, atestados, bem como buscar referências de outros serviços prestados, ligando para outros síndicos.

Os condomínios não podem ser reféns deste processo, devem ter o controle e iniciativa, solicitando o orçamento, e armazenando em local de fácil acesso aos condôminos. O fato de não estar ativamente atuando neste mercado, o Síndico deve agir com cautela, evitando ser surpreendido.

Por mais que necessário que seja, nunca devemos deixar terceiros indicar quem participará das tomadas de preços dos serviços a serem executados no condomínio.

O Click Síndico e a Redesíndicos, mantém atualizados cadastro de prestadores de serviços que atuam em condomínios, empresas cuja exigência para participar deste cadastro mantem atualizadas suas informações e qualificações profissionais, sem se comissionar por isso.

Por tanto corre risco quem quer, pois oferecemos um processo simples e transparente.

Lembre-se do pessoal da arquibancada...

Airton Roxo




18 visualizações0 comentário
bottom of page