Aceitar 3 orçamentos de uma mesma fonte é no mínimo ingenuidade.
Uma das motivações que temos é saber que o usuário está ávido por receber informações e dicas a respeito das questões condominiais, principalmente ao Síndico morador, que dedica voluntariamente seu tempo para esta árdua tarefa, já o Síndico Profissional também precisa ser abastecido por boas dicas e propósitos, ambos sempre na mira do pessoal da “arquibancada”, os do contra, são os que também levantam dúvidas quanto a lisura em que é conduzida a Administração de seu prédio.
É sabido que a quase totalidade dos Síndicos são profissionais de outras áreas e o dispêndio de tempo para a função que exercem é, pela necessidade, sempre insuficiente. É exatamente este quesito faz com que, no atendimento de uma necessidade pontual do seu prédio, poderá estar dando vazão a um vício que o mercado está praticando, qual seja: uma fonte (pessoa física, empresa, administradora, etc.) indica empresas que vão participar nesta tomada de preços, assim, os orçamentos são oriundos da mesma origem, o que torna a operação no mínimo duvidosa.
E o maior perigo ainda não é quando estes indicados que concorrem entre si, por vezes, podem ser na realidade aliados, pois se uma fonte os indica, e esta indicação pode caracterizar-se num caminho aberto para uma combinação prévia de preços e, o que é pior, pode direcionar propostas vencedoras, deixando o Condomínio completamente refém desta situação.
Por isso sugerimos que cada condomínio faça a sua tomada de preços, busque 5 propostas (amplia a lista de envolvidos, evitando combinações) tomando muito cuidado com propostas muito fora da média das apresentadas, recomenda-se descartar a de menor e a de maior preço. Além disso, é prudente exigir documentações, negativas, atestados, bem como buscar referências de outros serviços prestados, ligando para outros síndicos.
Os condomínios não podem ser reféns deste processo, devem ter o controle e iniciativa, solicitando o orçamento, e encaminhando em cópia a seus assessores. O fato de não estar ativamente atuando neste mercado neste mercado, o Síndico deve agir com cautela, evitando ser surpreendido. Por mais que necessário que seja, nunca devemos deixar terceiros indicar todos os que venham participará destas tomadas de preços.
Lembre-se do pessoal da arquibancada...
Airton Roxo
Comments