Cuidado ao Solicitar Orçamentos

Aceitar 3 orçamentos de uma mesma fonte é no mínimo ingenuidade.



Uma das motivações que temos é saber que o usuário está ávido por receber informações e dicas a respeito das questões condominiais, principalmente ao Síndico morador, que dedica voluntariamente seu tempo para esta árdua tarefa, já o Síndico Profissional também precisa ser abastecido por boas dicas e propósitos, ambos sempre na mira do pessoal da “arquibancada”, os do contra, são os que também levantam dúvidas quanto a lisura em que é conduzida a Administração de seu prédio.

É sabido que a quase totalidade dos Síndicos são profissionais de outras áreas e o dispêndio de tempo para a função que exercem é, pela necessidade, sempre insuficiente. É exatamente este quesito faz com que, no atendimento de uma necessidade pontual do seu prédio, poderá estar dando vazão a um vício que o mercado está praticando, qual seja: uma fonte (pessoa física, empresa, administradora, etc.) indica empresas que vão participar nesta tomada de preços, assim, os orçamentos são oriundos da mesma origem, o que torna a operação no mínimo duvidosa.

E o maior perigo ainda não é quando estes indicados que concorrem entre si, por vezes, podem ser na realidade aliados, pois se uma fonte os indica, e esta indicação pode caracterizar-se num caminho aberto para uma combinação prévia de preços e, o que é pior, pode direcionar propostas vencedoras, deixando o Condomínio completamente refém desta situação.

Por isso sugerimos que cada condomínio faça a sua tomada de preços, busque 5 propostas (amplia a lista de envolvidos, evitando combinações) tomando muito cuidado com propostas muito fora da média das apresentadas, recomenda-se descartar a de menor e a de maior preço. Além disso, é prudente exigir documentações, negativas, atestados, bem como buscar referências de outros serviços prestados, ligando para outros síndicos.

Os condomínios não podem ser reféns deste processo, devem ter o controle e iniciativa, solicitando o orçamento, e encaminhando em cópia a seus assessores. O fato de não estar ativamente atuando neste mercado neste mercado, o Síndico deve agir com cautela, evitando ser surpreendido. Por mais que necessário que seja, nunca devemos deixar terceiros indicar todos os que venham participará destas tomadas de preços.

Lembre-se do pessoal da arquibancada...

Airton Roxo

5 visualizações

Quem Somos:

O Click Síndico é um portal direcionado aos Síndico Moradores e Profissionais do Rio Grande do Sul, iniciando suas atividades em São Paulo.

Aqui o usuário encontra tudo para oferecer aos condôminos nos condomínios em que atuam, tecnologia, conteúdo qualificado, prestadores de serviços e novidades ligadas ao setor, seja ele comercial, residencial ou misto.

O quê você procura?

  • YouTube
  • Twitter ícone social
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social

© 2023 por AsHoras. Orgulhosamente criado com Wix.com