top of page

Controle ou dedetização de morcegos: qual serviço procurar?

Se você procurou por dedetização de morcegos e chegou até o artigo de hoje, sabe que a convivência com essas criaturas é complicada. Ao se instalarem no meio urbano, elas espalham mau cheiro e sujeira.

Porém, nem pense em usar veneno para eliminar uma infestação. Isso é crime! Na verdade, deve-se recorrer a métodos de controle que não gerem impacto ambiental. Continue conosco para saber quais são eles.


Quando morcego aparece e por quê?

Morcegos não constroem ninhos por conta própria. Por isso, eles se alojam em espaços que já existem.


Na natureza, geralmente escolhem o interior das cavernas. Como esses bichos são sensíveis à luz, preferem lugares assim, bem escuros.


É por esse mesmo motivo que as infestações de morcegos na zona urbana ocorrem no topo dos prédios. O forro do telhado costuma ser o refúgio perfeito.


Mas se engana quem acha que esses mamíferos estão atrás dos humanos. A maioria das espécies se alimenta de insetos e frutas, isso sim.


Portanto, se um morcego invadir sua casa, há duas hipóteses: ou ele foi atraído por alimentos açucarados que estavam expostos à mesa, ou então ficou desorientado.


Sabe como é, né? Essas criaturas emitem ultrassom para se localizar, mas às vezes o radar natural dá uma falhada.


Como evitar infestação de morcegos

A maneira mais correta de prevenir infestações é cortando o acesso ao esconderijo e à fonte de alimento dos invasores. Isso vale tanto para o controle de morcegos quanto para outras pragas urbanas, como pombos, ratos e insetos.


No caso específico dos morcegos, a principal dica é vedar os pontos de entrada e saída. Afinal, esses animais conseguem passar por frestas de 1cm de largura. Veja algumas sugestões:


– Cubra as aberturas do telhado com cimento, massa de calafetação ou outro material semelhante;


– Providencie portas em porões, cisternas e casas de máquinas;


– Se for necessário ter aberturas para ventilação do ambiente, recorra a telas com malha inferior a 1cm – elas podem ser instaladas em alçapões e janelas, por exemplo;


– Verifique se o vão entre o condicionador de ar e a parede está bem fechado com alvenaria ou madeira;


– Já para o forro da casa, prefira lajes de cimento ou revestimento de madeira, o que pode bloquear a queda de fezes.


Além dessas medidas estruturais, é importante guardar os alimentos em potes fechados. Lembre-se: alguns morcegos são atraídos por frutas e bebidas açucaradas.


Já outras espécies comem insetos. Sendo assim, vale a pena recorrer à desinsetização para manter o local sempre livre de formigas, baratas e demais intrusos.


Saiba mais: 6 pragas que a desinsetização vai eliminar da sua vida


Como identificar infestação de morcego

Se as medidas para evitar a invasão não funcionarem, existem três sinais bem característicos de infestação de morcego nas edificações. São eles:


– Ruídos: os barulhos no telhado, que se assemelham a passos humanos ou a guinchos de rato, são mais comuns à tardinha e durante a noite;


– Fezes: os excrementos do morcego, que podem se acumular perto do local de esconderijo, são escuros e cilíndricos;


– Odores: em casos extremos, a grande quantidade de invasores pode causar cheiros desagradáveis. É uma mistura de fezes, urina e, eventualmente, animais mortos.


Como limpar fezes de morcego

O contato com as fezes do morcego pode causar doenças como a histoplasmose. Sendo assim, você deve tomar alguns cuidados na hora da higienização. Acompanhe o passo a passo:


Cubra o nariz e a boca com um pano úmido;

Vista luvas de couro ou de borracha para proteger as mãos;

Aplique uma solução desinfetante para umedecer a área, evitando que os excrementos levantem poeira contaminada;

Remova a sujeira com pá ou panos de limpeza;

Embale os excrementos num saco plástico antes de descartá-los, o que ajuda a controlar a dispersão de microrganismos patogênicos.

Existe repelente para morcegos que funcione?

Muitas pessoas que procuram por dedetização de morcegos pesquisam também por substâncias repelentes para morcegos. Alguns produtos de cheiro forte podem espantar estes animais em espaços pequenos e com pouca ventilação. É o caso da naftalina, da pedra sanitária e do formol líquido ou em pastilhas.


No entanto, essas soluções perdem o efeito em pouco tempo. Sem contar que podem fazer mal a você e à sua família, então não é recomendado usá-las em grande quantidade.


Resumindo: repelentes funcionam apenas como paliativo contra morcegos. Dificilmente eles vão controlar uma infestação.


Pode dedetizar morcego?

Não, você não pode usar veneno em uma dedetização contra morcegos. Eles são animais pertencentes à fauna brasileira e, como tais, protegidos pela Lei Federal Nº 5.197/67.


Isso significa que, quando uma imunizadora promete dedetização de morcegos com métodos letais, está cometendo crime ambiental. Além do mais, esses mamíferos não atacam humanos naturalmente.


Ainda assim, alguns deles podem morder quando se sentem ameaçados. E, se estiverem infectados, são capazes de transmitir diversos vírus, como o da raiva. Desse modo, sempre evite manipular morcegos.


Saiba mais: Raiva humana – como se prevenir dessa doença mortal


Como funciona o controle de morcegos

Mas, se não dá para matar nem para tocar nesses bichos, o que fazer para controlar uma infestação? O manejo de morcegos funciona da seguinte forma:


Localize o ponto por onde os morcegos saem (eles deixam o esconderijo ao entardecer, geralmente quando a temperatura está acima dos 18°C);

Tampe essa abertura com um material provisório, como jornal ou retalho de pano, para impedir que os animais retornem;

No dia seguinte, no mesmo horário, retire essa barreira para liberar a passagem aos morcegos que eventualmente permaneceram no abrigo;

Repita o procedimento de liberar e bloquear a passagem quantas vezes for necessário até você ter certeza de que não restam mais morcegos alojados no telhado;

Finalmente, vede o ponto de saída/entrada com um material definitivo.

Deu para perceber que se trata de um procedimento trabalhoso, não é mesmo? E o pior é que nem sempre uma pessoa leiga consegue fazer tudo sozinha, já que os invasores alados podem encontrar frestas em áreas de difícil acesso.


Nessas horas, vale a pena contar com ajuda especializada. Uma empresa que ofereça o serviço de controle de morcegos tem profissionais treinados para identificar os esconderijos e realizar o manejo da praga respeitando as regras ambientais.


Quer saber os detalhes? Então entre em contato com a Desinservice e solicite um orçamento para o serviço profissional de manejo de morcegos. Fones: (55) 3028-6888 / (51) 3723-1502. Whatsapp: (55) 99905-3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.



Por:

Jefferson Hoffmann -

Especialista em Saúde Ambiental

997 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page