top of page

Compliance Condominal

Todo lugar precisa de uma administração correta, transparente e ética para funcionar da melhor forma possível. E no seu condomínio não pode ser diferente! Compliance é agir dentro do acordo firmado com a legislação, de maneira ética com funcionários, condôminos ou fornecedores.


O compliance é seu grande aliado na gestão do seu condomínio. De acordo com um levantamento do Sindicato dos Condomínios Residenciais e Comerciais do Distrito Federal, entre 2017 e 2018, o número de fraudes cometidas por síndicos aumentou em 13%. Os principais casos são de desvio de verbas, superfaturamento de obras, contratações de empresas mediante pagamento de vantagens e até síndicos que desapareceram com dinheiro do fundo de reserva do condomínio. Com o número de fraudes crescendo, fica explícito a necessidade do compliance para deixar uma gestão mais segura para todos.

Você pode implementar o compliance de diversas maneiras, mas é importante seguir a realidade de cada condomínio. É possível utilizar softwares ou ferramentas específicas que ajudem nesta tarefa. Mas antes é preciso padronizar o processo e garantir toda sua efetividade.

Antes de implementar o compliance, é importante que o síndico tenha noção da importância das práticas e também dos resultados positivos que isso pode trazer ao condomínio. É importante identificar as partes do seu condomínio que estão mais propensas a sofrerem delitos ou desvios. O mais importante para o compliance funcionar é a comunicação entre todos. E também é importante que a transparência seja de fácil acesso a todos, para que assim, todos os condôminos tenham noção do que acontece no condomínio de forma geral. Para o compliance funcionar bem, é importante ser criado um comitê gestor, para garantir que as melhores decisões sejam tomadas e que tudo siga de acordo com o regimento interno e a lei.

Agora que você conhece mais sobre o compliance condominial e seus benefícios, que tal implementar ele no seu condomínio? É com certeza uma excelente opção!


RRF Advogados

escritorio@rrfadvogados.adv.br

bottom of page