Como organizar as chaves no condomínio?



Organizar as chaves do condomínio é essencial, especialmente em situações emergenciais em que as chaves devem ser encontradas com facilidade. Veja nossas dicas.

Como sabemos, organização é característica imprescindível para os síndicos. Objetivando ajudar nesta tarefa, este artigo vai abordar o tema chaves no condomínio.

Tudo começa pela distinção entre o que são chaves do condomínio e chaves dos moradores. Mas vai muito além disso.


Confira nossas dicas de organização no condomínio.

Chaves na portaria do condomínio: Um perigo que muitos não se dão conta


Muitos moradores têm o hábito de deixar suas chaves na portaria do condomínio, seja porque vão apenas dar uma caminhada ou devido a uma viagem mais longa.

Há ainda quem as deixe pra entrada de diaristas e outros prestadores de serviços. O síndico deve ser firme quanto aos cuidados que este assunto exige, as razões pra que isso não ocorra são várias e não se trata de desconfiança em relação aos porteiros ou zeladores.

A prática não é recomendada em situação alguma porque compromete a segurança. Afinal, condomínio não é hotel, pousada ou hostel, certo?

Deixar as chaves na portaria do condomínio fere uma questão administrativa, é uma vulnerabilidade porque os funcionários da portaria têm muitas outras obrigações e responsabilidades. Eles não podem e nem devem perder tempo, colocando suas atenções aos cuidados das chaves dos condôminos.