Assinatura do plano de cogestão regional

O plano regional de cogestão da R10 será assinado neste sábado, 9, às 11h30, no Paço Municipal. O anúncio foi feito pelo prefeito Sebastião Melo durante a primeira videoconferência do Comitê para o Enfrentamento à Covid-19 (CE-Covid) e do Conselho Multissetorial para o Enfrentamento à Covid-19 (Comue-Covid), que ocorreu nesta sexta-feira, 8. A aprovação do plano possibilita que Porto Alegre, que hoje está na bandeira vermelha, adote as regras sanitárias da bandeira laranja.


Melo e Gomes debatem medidas de flexibilização em reunião do conselho multissetorial.


O plano regional de cogestão da R10 será assinado neste sábado, 9, às 11h30, no Paço Municipal. O anúncio foi feito pelo prefeito Sebastião Melo durante a primeira videoconferência do Comitê para o Enfrentamento à Covid-19 (CE-Covid) e do Conselho Multissetorial para o Enfrentamento à Covid-19 (Comue-Covid), que ocorreu nesta sexta-feira, 8. A aprovação do plano possibilita que Porto Alegre, que hoje está na bandeira vermelha, adote as regras sanitárias da bandeira laranja. Além do prefeito da Capital, assinam o documento os gestores de Alvorada, Viamão, Cachoeirinha, Gravataí e Glorinha, municípios que integram a R10. A partir da aprovação do plano de cogestão regional neste sábado, as novas medidas de flexibilização valem a partir do domingo.

"Neste processo, é fundamental a conscientização e o comprometimento dos cidadãos, para as atividades serem retomadas com responsabilidade. É possível resgatarmos a rotina da cidade, respeitando os protocolos; o grande problema está nas aglomerações clandestinas que não cumprem as regras" - Prefeito Sebastião Melo.

Com a participação de representantes de entidades de diversos setores, a reunião também reforçou a disposição do governo em manter um canal constante de diálogo com a sociedade. Melo reforçou o propósito da gestão de adotar medidas responsáveis que equilibrem a proteção da saúde com a preservação dos empregos e renda dos porto-alegrenses. "Temos muita vontade de acertar, mas sempre com diálogo e solidez. O município não toma decisões sozinho. Queremos ouvir propostas e as diferentes visões para construção de soluções de enfrentamento à pandemia", afirma o prefeito. O vice-prefeito, Ricardo Gomes, que também participou da reunião, lembra que a administração municipal não pode flexibilizar mais do que permite a norma estadual. "Faremos um trabalho intenso para abrir o máximo possível dentro do que a normativa estadual permite", observa. O secretário extraordinário de Enfrentamento à Covid-19, Renato Ramalho, destaca que a prefeitura irá reforçar os protocolos sanitários e a fiscalização. “Vamos flexibilizar, mas com muita responsabilidade. A fiscalização municipal será reforçada. Empresários e comerciantes têm que fazer a sua parte para evitar aglomerações, respeitar o distanciamento entre os clientes e as cuidados de higiene, sob pena de termos que adotar novamente medidas restritivas”, completa. "Estamos acompanhando dia a dia a evolução da taxa de ocupação dos leitos de UTI. Apesar da tendência de queda, seguimos preparados para atender a demanda caso seja necessária a abertura de mais leitos junto aos hospitais parceiros da Prefeitura", reforçou o secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta. Principais mudanças a partir de domingo, 10 (clique aqui):

Missas e cultos Agora: máx. 30 pessoas ou 20% do público Como fica: 30% do público Restaurantes, bares, lanchonetes, inclusive em shoppings: Agora: ingresso até as 22h, com encerramento às 23h / 40% 50% lotação Como fica: sem restrição de horário / 50% lotação Comércio essencial de rua (farmácias, supermercados etc.) Agora: sem limite de ocupação / 50% de trabalhadores Como fica: sem limite de ocupação / 75% de trabalhadores Comércio não essencial de rua (vestuários, eletrônicos, móveis etc.) Agora: 50% dos trabalhadores / ingresso até 22h, encerramento 23h Como fica: 50% dos trabalhadores / sem restrição de horário Shoppings - Comércio não essencial Agora: ingresso até 22, encerramento 23h / 50% trabalhadores / 50% ocupação Como fica: sem restrição de horário / 50% trabalhadores / 50% ocupação Shoppings - Comércio essencial Agora: sem restrição de dia e horário / 50% trabalhadores / sem restrição de lotação Como fica: não muda Bancos e lotéricas Agora: 50% trabalhadores Como fica: 75% trabalhadores Condomínio Agora: fechamento das áreas comuns (piscinas, salão de festa, churrasqueira etc) / academia com atendimento individualizado Como fica: permite áreas comuns / distanciamento 4m / academia 10m2 Serviços de forma geral (imobiliárias, salões de beleza, lavanderia etc) Agora: 25% trabalhadores Como fica: 50% trabalhadores Obs1: Advocacia e contabilidade: 75% dos trabalhadores Obs2: Continua sendo, preferencialmente, teletrabalho Clubes sociais Agora: abertos para atividades físicas para manutenção de saúde / fechado para lazer / fechamento das áreas comuns / 25% trabalhadores / 25% lotação Como fica: aberto para lazer / abertas áreas comuns (piscina, academia etc), com distanciamento de 10m2 / 50% trabalhadores / 50% lotação Piscinas em geral Agora: apenas em clubes sociais e para atividade de saúde Como fica: autorizadas de uma forma geral, com ocupação de 1 pessoa a cada 10m2 Academias Agora: 16 m2 / 25% trabalhadores / 25% lotação Como fica: 1 pessoa a cada 10m2 / 50% trabalhadores Eventos Agora: corporativos, sociais e entretenimento = fechados / teatros, espetáculos etc = apenas ambiente aberto Como fica: permitidos de uma forma geral / ambiente aberto ou fechado / com limites que variam de 70 a 2500

Lissandra Mendonça

Andrea Brasil

10 visualizações0 comentário

Quem Somos:

O Click Síndico é um portal direcionado aos Síndico Moradores e Profissionais do Rio Grande do Sul, iniciando suas atividades em São Paulo.

Aqui o usuário encontra tudo para oferecer aos condôminos nos condomínios em que atuam, tecnologia, conteúdo qualificado, prestadores de serviços e novidades ligadas ao setor, seja ele comercial, residencial ou misto.

O quê você procura?

  • YouTube
  • Twitter ícone social
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social

© 2023 por AsHoras. Orgulhosamente criado com Wix.com