Mas afinal, quais as atribuições das administradoras de condomínios no aspecto administrativo?
Então, vamos ver quais são as atribuições das administradoras de condomínios no aspecto administrativo:
- Gerenciar arquivos documentais
- Controlar o cadastro de proprietários
- Controlar os mandatos do Corpo Diretivo
- Atendimento telefônico e pessoal de condôminos para oferecimento soluções de problemas e informações
- Realização do serviço de malote para e entrega e retirada de correspondência no condomínio.
- Emitir e distribuir cartas, editais, circulares e atas das assembleias gerais realizadas.
- Assessorar durante as reuniões do corpo diretivo.
- Estar presente nas assembleias, prestando esclarecimentos, redigindo atas e controlando as presenças.
- Fazer a transcrição das atas para o livro próprio e também o registro no cartório de títulos e documentos.
- Realizar cotação para obras e serviços que podem ser precisos
- Gerenciar o seguro de responsabilidade civil e o de incêndio, que é obrigatório, encaminhando o assunto para deliberação quando houver necessidade de renovação.
- Atender os fornecedores de serviços e materiais.
- Elaborar planilhas financeiras dos serviços e obras.
- Fazer a emissão de dados de referência sobre consumo de água, gás e energia elétrica, que devem ser anexados mensalmente na pasta de prestação de contas.
- Administrar a locação de áreas comuns do edifício, tais como cobertura, lajes, fachadas e etc.
- Controlar e atualizar o CNPJ do condomínio
- Gerir contratos de manutenção e conservação para elevadores, portaria, centrais telefônicas, aquecimento, jardinagem, bombas de água e etc.
- Controlar a cobrança de alugueis referentes ao uso de salão de festas, churrasqueira e etc.
- Realizar a vistoria técnica e emitir relatórios referentes às áreas comuns, com fotos quando preciso.
- Realizar o controle de acessos através da utilização de livro de anotações, crachás e etc.
- Controlar a manutenção e áreas recreativas, tais como salão de jogos, salão de festas, piscina, quadras e etc.
- Estar a par da liquidação de sinistros, incluindo
- Gestão de equipamentos de segurança de acordo com a legislação municipal e normas do Corpo de bombeiros
- Vencimento da carga de extintores
- Renovação do PPCi
- Registros e hidrantes do Corpo de Bombeiros
- Segurança e sinalização
- Treinamento e formação da brigada para a prevenção e combate à incêndios
- Alarmes
- Iluminação de emergência
- Geradores elétricos
- Sistemas de detecção de fumaça
- Portas corta-fogo
- Escada de emergência para fuga
- Instalações elétricas e demanda de carga
- Sistema de para-raios
- Atendimento da legislação municipal para acesso de deficientes físicos
Gostou? Então não perca os outros artigo da série no qual falaremos sobre outros aspectos. Aproveite essas informações!