As corretas manutenção e conservação dos elevadores do condomínio garantem segurança ao usuário, além de rapidez e economia de energia elétrica. Como qualquer outro equipamento abastecido por eletricidade, o elevador deve estar sempre nas melhores condições possíveis para utilizar apenas a energia necessária para seu funcionamento.
Ainda nos deparamos com elevadores em estado precário. As cabinas com revestimento em madeira, que se deterioram mais depressa, são encontradas em prédios mais antigos. Quando prepara o caixa, o síndico consegue bons contratos para a modernização do equipamento.
A primeira atitude do administrador é contratar uma empresa especializada, com todos os documentos necessários ao serviço. Desconfie dos orçamentos muito baixos. A pesquisa por referências é uma boa arma contra os incompetentes.
Uma reforma sai mais em conta do que trocar todo o elevador. Durante os reparos, toda a estrutura da cabina é utilizada, o que diminui boa parte do custo e também do tempo do serviço. Entretanto, é importante tomar cuidado com o estilo do prédio.
O revestimento em inox é uma boa pedida. Bonito, resistente, de fácil limpeza, este produto é bem aceito nos condomínios. Na restauração, são substituídos o teto por outro mais moderno, da mesma maneira que o revestimento do assoalho.
Existem diversos tipos de painéis. O mais procurado é o com revestimento em aço e marcador digital. A altura deve ser acessível aos cadeirantes. Nos elevadores antigos, a entrada é estreita e os botões são altos, sem condição do cadeirante se virar sem ajuda. Já nos novos, acontece o contrário. A botoeira é baixa e a entrada larga.
A simples utilização da numeração Braille permite uma grande facilidade na locomoção do deficiente visual pelo edifício, aumentando a qualidade de vida dos moradores e de seus visitantes.
O estilo escolhido deve ser seguido. Painel moderno, revestimento envelhecido e portas de metal não formam um conjunto harmonioso. Portanto, é importante prestar atenção na disponibilidade de peças de reposição.
Também pode ser feita a instalação de espelho lapidado e corrimão. Atualmente, existe uma ampla variedade de materiais decorativos como cores de granitos, para atender as exigências do cliente. É possível restaurar uma cabina em dois dias.
Para adquirir um produto bem desenhado não é preciso desembolsar muito dinheiro. Um elevador com design arrojado não é necessariamente um pequeno local cheio de tecnologia de ponta. O valor cobrado a mais é compensado pela eficiência e conforto do produto.
O design ultrapassa a ideia de apenas gerar um bom visual. Ele pode ser utilizado para tornar o equipamento melhor adaptado ao edifício, mais eficiente e mais confortável, sem dispensar a beleza.
A ajuda de um profissional abrevia boa parte das duvidas sobre design e estética, evitando qualquer equívoco. Como este tipo de investimento tem uma durabilidade muito grande e um custo relativamente alto. A assistência técnica deve ser chamada sempre que for necessária.
Fonte: Sindiconews